
Eduardo Ascensão é investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Geógrafo Urbano, trabalha sobre informalidade urbana, urbanismos pós-coloniais, infraestrutura e arquitetura. Presentemente desenvolve um projeto sobre os paradigmas de intervenção em assentamentos informais em cidades de língua portuguesa e é IR (Investigador Responsável) de ‘Habitar Siza’, um projecto sobre a experiência dos moradores da arquitectura de Álvaro Siza.

André Carmo. Geógrafo, professor auxiliar na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, investigador integrado no CICS.NOVA.UÉ e membro colaborador do CEG-UL e do CEG-UAb. Os seus interesses de investigação situam-se no campo dos estudos urbanos, da geografia social e do pensamento geográfico. Atualmente, integra a equipa do projeto Habitar Siza, desenvolvendo trabalho no Bairro da Malagueira, e exerce funções enquanto vice-presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos. Coordena ainda o Departamento do Ensino Superior e Investigação do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e é membro do Conselho Nacional da FENPROF.

Ana Catarina Costa é arquitecta e investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O seu campo de investigação tem-se centrado em questões habitacionais e na relação entre arquitectura, cidade e política, tendo realizado o seu doutoramento sobre o Processo SAAL/Porto. Actualmente, coordena o projecto ‘Uma arqueologia da utopia’ (https://anarchaeologyofutopia.com/) e é bolseira pós-doutoral no projecto ‘Habitar Siza’, em curso no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Marta Pinto Machado é mestre em Fotografia pela Universidade Católica do Porto e também mestre em Arquitectura formada na Universidade do Minho. O seu trabalho fotográfico analisa as ambiguidades da História e a sua relação com as narrativas ditas oficiais do mundo ocidental, centrando-se nas temáticas do colonialismo, identidade e território. É investigadora integrada no IHC/ NOVA-FCSH e membro do projeto ‘Habitar Siza’. É ainda membro da UNA – União Negra das Artes.

Juliana Pereira é Bolseira de Investigação no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora). Licenciada em Turismo (ESGHT-UALG, 2014), com uma Pós-Graduação em Jornalismo de Viagens (UAB Barcelona, 2015) e Mestre em Antropologia (NOVA-FCSH, 2021), com especialização em Culturas Visuais. A sua dissertação de mestrado incidiu sobre relações de música, pertença e património, e teve como palco de investigação o Sri Lanka. Presentemente, desenvolve investigação no projeto ‘Habitar Siza’, sobre a experiência dos moradores da arquitetura de Álvaro Siza. Tem como principal interesse de investigação a antropologia visual, o estudo antropológico do turismo e do património, e antropologia urbana.

Rosalina Pisco Costa é socióloga, professora associada no Departamento de Sociologia, Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (Portugal) e investigadora integrada no CICS.NOVA.UÉvora – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. Tem como domínios de especialização, investigação e publicação principais os estudos de família, género e vida pessoal; tempo social e idades da vida; vida quotidiana, consumos e mobilidades; trajetórias, transições e experiências no ensino superior; ética nas ciências sociais; QDA software, metodologias qualitativas, sensoriais e criativas de investigação social.

Filipa Serpa, Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2000), com especialização em Regeneração Urbana e Ambiental (2002) e Doutoramento em Urbanismo sob o tema do projecto residencial de promoção pública (FA-ULisboa, 2015). Colabora com a FA desde 2000 sendo actualmente Professora Auxiliar e investigadora no grupo URBinLAB do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD). Participa em vários projectos de investigação e é coordenadora científica do curso de formação pós-graduada em “Inovação em Habitação”.

Ricardo Costa Agarez, arquiteto e historiador da arquitetura e cidades (PhD University College London, RIBA President’s Award for Research 2013), trabalha em especial sobre identidades nacionais e regionais e cultura arquitetónica, difusão de conhecimento e circulação de ideias, formas e técnicas, habitação, burocracia e arquitetura de uso coletivo.
É atualmente Investigador Principal no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e responsável pelos projetos “ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)” (ERC Starting Grant 2021-26) e “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024).

Ana Estevens é geógrafa e investigadora do Centro de Estudos Geográficos e Laboratório Associado TERRA, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. É doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. A sua investigação tem-se centrado na complexidade das relações sociais na cidade contemporânea, dando particular atenção à relação entre as artes, a produção do espaço e a inovação socioterritorial mas também às dinâmicas migratórias e à habitação. É autora do livro “A Cidade Neoliberal. Conflito e arte em Lisboa e em Barcelona” (2017), editado pela Deriva.

Antropóloga. Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia/Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e Investigadora do IHC Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de LIsboa. É Doutorada em Antropologia (ISCTE–IUL, 2012), com a tese “Paraísos Desfocados: Nostalgia Empacotada e Conexões Coloniais em Malaca”. Entre os seus interesses de pesquisa, salientam-se os processos de apropriação social de espaços, antropologia do colonialismo, processos de patrimonialização e turistificação. Tem realizado pesquisa em contextos europeus e asiáticos e, desde 2016, colaborado com o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (Brasil).

Paulo Catrica é fotógrafo e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa. Doutorado em Estudos de Fotografia pela Universidade de Westminster, Londres (2011), foi Professor Convidado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2015-2019), da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (2011-2014) e da Universidade Lusófona de Lisboa (2010-2014). Expôs o seu trabalho fotográfico, entre outros lugares, no Centro Português de Fotografia (1998), no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (1999), na Universidade de Birmingham (2003), na Trienal de Arquitectura de Lisboa (2007), na Photographer’s Gallery (2009), na Casa das Histórias Paula Rego (2009) e no Teatro Nacional D.Maria II (2014). O seu trabalho faz parte de colecções de arte privadas e institucionais em Portugal, Inglaterra, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Brasil, Canadá e EUA.